CATRACAS : o que são e pra que realmente servem.

CATRACAS : o que são e pra que realmente servem.

Estamos acostumados à vê-las por todos os lugares, ônibus, metrôs, recepções entre outros. Catracas são equipamentos de segurança e controle de acesso, para pedestres, devido as suas hastes tripoides permitem que o acesso seja único, ou seja, de um pedestre por vez. São bidirecionais, permitindo o acesso de entrada e saída, devem ser equipadas com um desacelador linear para impedir que o braço quando girado com muita força cause acidentes entre usuários.

Em sua maioria, visitantes de grandes empresas, têm seu documento de identidade e rosto documentados na recepção e recebem um cartão de proximidade que lhes permite ingressar no prédio. Alguns modelos de catracas vêm equipadas com um cofre coletor de Crachás de visitantes automático, assim, na saída o visitante apenas deposita o cartão dentro do cofre e a catraca é liberada.

Já os funcionários usam a mesma catraca, mas, devem ter seu próprio cartão de proximidade e apresenta-lo na leitora – que geralmente se localiza na lateral da catraca – tanto na entrada, como na saída do local.

Outros modelos são acionados através da biometria, ou seja, a digital do funcionário ou morador é armazenada num banco de dados ligado à catraca, como a digital de cada pessoa é diferente de outra, é impossível bular o sistema.

Catracas são equipamentos práticos que permitem um melhor controle de fluxo de pessoas, e proporciona segurança com um mecanismo simplificado. Torna-se essencial tanto em grandes empresas como em pequenos condomínios que desejam fortalecer seu sistema de segurança interna. Em casos de emergência, como Incêndio, o “braço” da catraca caí permitindo um fluxo intenso de pessoas sem que haja acidentes.

Esta é uma loja de demonstração para fins de teste - As compras realizadas não são válidas. Dispensar